14 de fevereiro de 2017

Dia dos Namorados





Três alunos do ensino básico, mais concretamente da turma A do 7.º ano, responderam ao desafio promovido pela Biblioteca Municipal "Será que Todas as Cartas de Amor são Ridículas?" e escreveram as seguintes cartas que aqui publicamos: 

Para além desta iniciativa, uma aluna quis mostrar os seus desenhos, alusivos ao tema e montámos uma pequena amostra dos mesmos, na BE, que também publicamos para partilhar com todos os apaixonados e não só!... 





De: Tiago Silva

Para: Joana Ferreira

Oi Joana,


Como vais? Já estou com saudades tuas! Quando é que vens cá a Sines?
Eu estou a escrever esta carta para te dizer uma coisa que tenho guardada comigo há já algum tempo. Sabes que eu sempre fui uma pessoa direta, então:
Eu gosto de ti! Sim leste bem.
Quando gostavas de mim, eu não aproveitei, e agora… Agora estou a enviar-te esta carta, na esperança de que a tua paixão volte. Nunca pensei chegar a este ponto, mas aconteceu. Ainda recordo aqueles dias em que andavas atrás de mim e eu fingia não ver. Eu até apreciava saber que alguém me dava importância. Mas agora está tudo ao contrário, e eu sem ti.
Espero que respondas e que faças reviver o sentimento de outros tempos.


Beijos,

Tiago


______________


Florença, 8 de abril de 1305


Cara Beatriz,

Desde que te vi, pela primeira vez, naquela rua em Florença, percebi que estava apaixonado.
Quando passava na rua com seus olhos verdes e brilhantes lindos, seu pescoço alto e fino, cabelos leves e loiros, trémulos sob a brisa, caminhando com ar tão puro, tão grave e honesto deixava-me impressionado, feliz, estupefacto…
Quando faleci fiquei atormentado durante anos, cometi loucuras e erros para tentar esquecer esse desgosto, mas tudo em vão.
Até que no dia 8 de abril, numa sexta-feira santa, do ano 1300, perdi-me numa floresta escura e selvagem. Após encontrar vários animais, olhei à minha volta e vi uma sombra, chamei-a para me ajudar e ela respondeu-me que se tratava da sombra de Virgílio, o poeta morto há mais de mil anos e que vinha da tua parte para me guiar até ao lugar onde me esperavas.
Segui-o passámos por vários locais sombrios do Inferno até chegar ao Paraíso Terrestre e foi quando te voltei a ver.
Senti-me de novo impressionado, feliz e estupefacto, não acreditava no que os meus olhos viam!
Seria verdade? Ou uma ilusão? O que é certo, é que te vi!
Cumpri a tua vontade e escrevi um livro sobre tudo o que vi intitulado de “Divina comédia” e ensinei os homens a detestarem o mal e a desejarem o bem!
Muitos não acreditam nesta história extraordinária, mas todos os dias recordo como se tivesse sido ontem toda a aventura que tive, recordo com clareza todos os teus traços e sinto saudades.

Espero que esta carta um dia possa chegar ate ti.


Cumprimentos.


Dante
_________________



_______________ 






2 comentários:

  1. Agradecemos a oportunidade que nos deram em participar no concurso e os prémios recebidos. Aguardamos novos desafios! (A turma 7º A)

    ResponderEliminar
  2. Ok. Serão sempre informados e convidados a participar em novos desafios.

    ResponderEliminar

É muito importante, para quem faz a gestão deste blogue, ter a sua opinião sobre os artigos publicados. Participe!! Deixe o seu comentário!!